O poker não para de crescer e vai conquistar você

Já tem até livro, inclusive, falando sobre as lições do Poker

De Brad Pitt a Ronaldo Fenômeno, de Donald Trump ao seu vizinho ilustre desconhecido, cada vez mais pessoas estão jogando poker. O jogo vem ganhando novos adeptos e se disseminando numa velocidade impressionante. Por um lado, tem sido o caminho para muita gente ganhar dinheiro. Por outro, um espaço de aprendizado, pois traz muitas lições em suas estratégias, principalmente para quem atua no mundo dos negócios, como ressaltamos neste artigo.

Já tem até livro, inclusive, falando sobre as lições do Poker. Em “Dando as cartas nos negócios”, Leo Bello conta como usou seus conhecimentos sobre relações humanas, blefes e estratégia para alavancar sua carreira, buscando responder questões como: De que maneira transformar as lições do poker em chaves para o sucesso profissional? Como um jogo pode contribuir para o crescimento pessoal? O aprendizado que tiramos das mesas pode ter valor aditivo àquele formal, recebido nas universidades e nos cursos de pós-graduação? Será que os melhores jogadores são os que têm mais sorte?

“Uma das principais características do jogo de poker é que o jogador precisa tomar decisões importantes e estratégicas a todo momento. Dentre elas, qual valor apostar, de que forma realizar a aposta, se deve mesmo persistir pagando para acertar ou não a sua carta. Todas essas são decisões que podem induzir ao sucesso ou ao fracasso durante uma partida. As ações dentro de um jogo de alto nível mental pode significar a diferença entre ganhador e perdedor”, ressalta Leandro Aparecido da Silva em artigo publicado aqui no Administradores.com.

“Um analista que trabalha diariamente na bolsa de valores, sente-se seguro para arriscar-se em uma alternativa promissora. Todas essas questões são feitas durante um jogo de poker, guardadas logicamente as devidas proporções”, complementa Leandro.

“De que forma pode-se aprender tais características? Será que o jogo de poker pode melhorar o rendimento de gestores auxiliando estes a tomarem decisões conscientes sob pressão e ensinando aos mesmos a lerem o ambiente ao qual estão inseridos? Ficam as questões para pensarmos se existem somente coincidências ou se podem ser trabalhados e aplicados simultaneamente”, questiona Leandro.

Febre mundial

Outra prova de que o jogo virou uma febre mundial é a proporção que ganhou o WSOP (World Series of Poker, que em português pode ser traduzido como Série Mundial de Pôquer). O torneio é o mais popular do mundo na área e existe desde 1969, em Las Vegas. Mas foi nos últimos anos que se internacionalizou mais fortemente (embora nunca tenha sido restrito aos EUA), ganhando transmissão ao vivo através de canais de esportes e construindo uma relação mais direta com o público e jogadores através da internet.

Neste ano, o WSOP pagou o maior prêmio da história do poker: US$ 8,1 milhões ao primeiro colocado de seu torneio principal, Scott Blumstein.

Poker na internet

Além dos campeonatos físicos, hoje é possível também participar de torneios online, em tempo real, a qualquer hora. É o caso, por exemplo, do site 888poker, que tem versões em vários idiomas e permite que jogadores dos mais variados países disputem partidas (inclusive do Brasil).

E aí: você gosta de jogar poker? Já jogou alguma vez? Tem interesse? Conte pra gente nos comentários o que pensa sobre o assunto e se acredita que é mesmo possível extrair lições para o dia a dia na gestão de negócios.

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-poker-nao-para-de-crescer-e-vai-conquistar-voce/120551/