Coaching: o caminho para o sucesso!

O processo de coaching leva a tomada de consciência, faz com que o coachee (pessoa que recebe o coaching) reflita sobre suas ações e no que poderá melhorar, potencializando escolhas e levando a mudanças.

O processo de coaching leva a tomada de consciência, faz com que o coachee (pessoa que recebe o coaching) reflita sobre suas ações e no que poderá melhorar, potencializando escolhas e levando a mudanças. O coach (profissional que executa o processo de coaching) tem como característica e foco principal ajudar seu coachee a produzir com excelência fazendo com que conquiste seus objetivos e os da organização. Os benefícios desse processo pode ser notado claramente, aumenta a auto estima, o colaborador torna-se mais produtivo, adquire confiança, clareza em seguir buscando atingir metas. Coaching consiste em conversações ou diálogos através da relação entre perguntas e respostas que mantém entre duas pessoas, coach e coachee. Deve levar a refletir nas respostas onde ele pode melhorar buscando sempre seu desenvolvimento profissional perguntas como por exemplo: “O que você precisa fazer para que isto dê certo?” é diferente de se perguntar : “Onde começou a dá errado”? Tudo é a forma de abordar o coachee, o tom de voz e a linguagem corporal também são super importantes.
Características de um Líder Coaching:
– Ser facilitador do desenvolvimento
– Atuar com generosidade
– Ser capaz de ajudar a descobrir os pontos fortes e as oportunidades de melhora
– Está sempre disposto a ajudar, tirando duvidas do coachee
– Ter credibilidade para passar segurança e profissionalismo
– Ser ético, o processo de coaching requer confiabilidade de ambas as partes
– Respeito pelas diferenças
– Geração de orgulho e reconhecimento
– Capacidade de escutar
– Gostar de se relacionar
– Paixão pelo desenvolvimento do outro
– Capacidade de observação
– Prudência
– Inteligência emocional
– Destreza no manejo de perguntas e respostas
É interessante citar o processo de autocoaching pois a partir de um artigo, livros ou ate mesmo um filme especializado no assunto pode auto desenvolver o processo de autocoaching estimulando o crescimento e desenvolvendo uma melhor postura profissional independente do nível de competência. Coaching se aplica tanto a um iniciante no assunto como também a um nível de alto executivos.

fonte: https://administradores.com.br/artigos/coaching-o-caminho-para-o-sucesso