O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anuncia a inclusão de um programa de educação financeira no Desenrola, uma iniciativa para ajudar na renegociação de dívidas.
Com o foco em promover a saúde financeira da população, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou nesta terça-feira (6) a inclusão de um programa de educação financeira no Desenrola, iniciativa recém-lançada que visa auxiliar aproximadamente 30 milhões de pessoas na renegociação de dívidas.
Durante o anúncio, Haddad ressaltou a importância do programa de educação financeira para a saúde financeira dos indivíduos. “Este programa foi desenvolvido para aqueles que estão enfrentando problemas de dívidas e será complementado por um programa de educação financeira, um elemento vital para a saúde financeira”, afirmou o Ministro.
Este anúncio ocorreu durante uma reunião com a Rainha Máxima Zorreguieta, dos Países Baixos, que estava visitando o Ministério da Fazenda em sua função como assessora especial do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para a Inclusão Financeira para o Desenvolvimento (UNSGSA, na sigla em inglês).
No decorrer da reunião, Haddad afirmou que os principais tópicos abordados foram a saúde financeira e a proteção dos direitos dos consumidores de produtos financeiros. “Estes são assuntos que a Rainha tem lidado diretamente, inclusive no G-20 [o grupo das 20 maiores economias do mundo], entre os ministros das Finanças. Ela se ofereceu, assim como o escritório da ONU, para ajudar o Brasil nesses temas”, declarou Haddad.
Haddad também expressou o interesse do Brasil em estreitar relações com a ONU e a própria Holanda. A visita da rainha ao Ministério da Fazenda veio um dia após sua visita ao Banco Central, onde se encontrou com o presidente da instituição, Roberto Campos Neto.
Antes de sua visita a Brasília, a rainha esteve em São Paulo, onde se encontrou com líderes de instituições financeiras e visitou pequenos negócios, alguns deles gerenciados por mulheres.