De acordo com balanço do Ministério da Gestão, o estado de São Paulo estava entre aqueles que não haviam aderido ao novo sistema ainda.
O governo federal anunciou a prorrogação do prazo para que todos os estados possam aderir à nova Carteira de Identidade Nacional. Inicialmente o adiamento estava previsto para 11 de dezembro, mas a extensão da data limite foi adiantada para 6 de dezembro, um adiamento mais breve do que o esperado.
O decreto presidencial que formaliza esse segundo adiamento foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (6). Originalmente, o prazo estabelecido era 6 de março deste ano, sendo posteriormente postergado para 6 de novembro.
De acordo com o Ministério da Gestão, com base em seu levantamento mais recente, 12 estados já emitiram mais de 2 milhões de carteiras no novo formato. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os quais emitem exclusivamente no novo padrão.
São Paulo, um dos estados mais populosos com 45 milhões de habitantes, estava entre aqueles que ainda não haviam aderido ao novo sistema, conforme o balanço mais recente. No entanto, São Paulo agora informa que aderiu ao sistema de emissão da Carteira de Identidade Nacional e começará a emitir as novas carteiras para menores de 12 anos.
Como emitir?
Para emitir a CIN, o cidadão deve comparecer a um órgão do instituto de identificação portando a certidão de nascimento ou de casamento e um documento com o número do CPF regularizado.